
Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
As técnicas na estética podem ser realizadas com equipamentos distintos e em diversos tipos de situações. No post de hoje traremos o uso e os benefícios de procedimentos que utilizam o ultrassom estético, que promove por ondas sonoras, através de vibrações mecânicas, para combater celulite, gordura localizada, tratamento pré e pós-cirúrgico, entre outros tratamentos. Com a finalidade na estética, o ultrassom tem ações analgésicas, anti-inflamatória e antiedematosas – que combate o edema, ou seja, acúmulo anormal de líquidos nos tecidos. Em suma, este tipo de procedimento, conhecido também como “lipoaspiração sem cortes” auxilia na quebra de fibroses acumuladas na derme, em que age seletivamente nas células adiposas, preservando as demais.
Para melhor compreender a ação do ultrassom, como procedimento de fins estético, trata-se de uma onda mecânica com frequência de 3Mhz, 3,5 Mhz, 5Mhz e 10Mhz, considerada como baixa intensidade, alta intensidade e ultrassom para fins terapêuticos. Assim ela é capaz de ultrapassar a pele e mostrar algumas estruturas do nosso corpo, por ser capaz de refletir nelas e voltar, por meio das ondas do ultrassom. Portanto, quanto maior a frequência da onda do ultrassom, mais superficial ele penetra na pele. Diante disso, uma quantidade de energia predeterminada, de acordo com a frequência a ser utilizado pelo aparelho, é direcionada a camada de gordura, local onde as ondas se convertem em volume causando a ruptura mecânica das membranas das células gordurosas. Outro fator importante é que o ultrassom permite a seleção do tecido fazendo com que somente as células adiposas sejam atacadas, não atingindo vasos sanguíneos, nervos, entre outros.
Os mecanismos para este tipo de procedimento podem ser considerados em algumas categorias:
Os tratamentos com o ultrassom são indicados para vários tipos de procedimentos, entre os mais utilizados são para redução de celulite, gordura localizada e flacidez da pele. Cada tratamento tem a sua peculiaridade e frequência correta a ser administrada. Nos casos do tratamento contra a flacidez da pele, que possui um efeito térmico, faz com que as moléculas vibrarem e gerarem mais calor, automaticamente, estimula a produção de colágeno. Já para gordura localizada, com a utilização mecânica, forma pressão alternadamente, comprimindo e puxando as células adiposas fazendo com que ele se quebre. Para a realização dos procedimentos é associado um gel à base de cafeína, que é aplicado no local e na ponteira do equipamento. Essa ação necessita de uma rotina para que os resultando sejam evidenciados e tenha eficácia. Porém há a necessidade, antes de começar o tratamento estético uma orientação do farmacêutico esteta, que indicará todo e a melhor forma do procedimento e quantidade. Gostou? Então deixe seus comentários e compartilhe. Quer saber mais sobre os procedimentos estéticos? Leia também: Quando devo indicar o Peeling Mecânico e Químico [widgetkit id="11" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO FARMÁCIA"]
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.