
Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
A farmacêutica esteta, Dra. Fabiana Bellini Coppetti realizou uma pesquisa sobre a substância desoxicolato de sódio e sua eficácia no uso na gordura localizada. O estudo foi feito como Trabalho de Conclusão de Curso para o Nepuga (Núcleo de Estudos Dra. Ana Carolina Puga) da turma de Porto Alegre 5.
De acordo com a pesquisa, as injeções de desoxicolato de sódio atualmente vem sendo muito utilizadas como opção de processos não invasivos para redução da gordura localizada.
Um dos apontamentos do material diz que o uso do desoxicolato de sódio é eficaz no tratamento da gordura localizada em pessoas com índice de massa corporal (IMC) de 30, podendo ser uma alternativa ao tratamento cirúrgico apresentando segurança e eficácia ao longo do prazo e tolerabilidade aceitável.
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
As injeções de fosfatidilcolina e desoxicolato são comumente aplicadas no abdômen, coxas, nádegas, braços e pescoço. A segurança e eficácia desta abordagem é incerta. O levantamento mostra que estudos realizados confirmaram que o tratamento de Fosfatilcolina e Desoxicolato associados, reduz depósitos de tecido adiposo locais reduzindo seu volume e espessura, aumenta a inflamação do tecido e reduz a massa de gordura por necrose dos adipócitos sem efeitos adversos graves em mulheres adultas saudáveis.
O Desoxicolato quando injetado por via subcutânea, perturba fisicamente as membranas celulares de adipócitos causando adipocitólise focal, destruindo as células de gordura, como mostrado em seus estudos in vivo e in vitro. A adipocitólise resultante provoca uma inflamação leve no local fazendo com que os macrófagos sejam atraídos para a área e englobem as células lisadas. Sua atividade é atenuada em tecidos ricos em proteínas, tais como a pele, músculo, e vasos sanguíneos, diminuindo assim o risco de necrose desses tecidos e aumentando a margem de segurança das áreas afetada.
Desta forma a substância pode ser uma alternativa ao tratamento cirúrgico para reduzir a gordura localizada, porque a sua segurança e eficácia de longo prazo na redução da gordura foram mostrados, com tolerabilidade aceitável, tornando-se uma alternativa à cirurgia para pacientes que desejam melhorar sua aparência e sua autoestima.
Para acessar a pesquisa completa da Dra. Fabiana basta clicar aqui.
[widgetkit id="11" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO FARMÁCIA"]
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.