
Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
Nos últimos anos, o perfil de atuação do farmacêutico dentro das farmácias vem se modificando cada vez mais. É claro que eles são os responsáveis pelo controle dos medicamentos vendidos e o acesso correto pelos pacientes, porém, mais do que isso, eles têm realizado cada vez mais um atendimento de orientação de uso de dermocosméticos e nutricosméticos ainda dentro das farmácia. Diante disso, surgiu a nova especialização? Farmacêutico esteta.
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
O campo de atuação do farmacêutico na esteta vem sendo delimitado há alguns anos. O Conselho Federal de Farmácia já reconhece a farmácia estética como área legítima de atuação do farmacêutico, que hoje é respaldado pela Resolução 616/2015. Ou seja, desde que o farmacêutico percebeu que ele pode atuar no atendimento direto de pacientes, o campo da estética se tornou um dos mais promissores e mais procurados. E de acordo com a Resolução, o farmacêutico esteta hoje pode atuar com:
Para ter experiência e conhecimento teórico/prático, a farmácia estética vem capacitar e suprir essa necessidade para o farmacêutico que deseja atuar na área. Dentro da especialização, o profissional consegue conquistar a vivência necessária para que ele saia seguro para atuar. Outra forma de ganhar essa segurança, principalmente com os procedimentos injetáveis, é realizar cursos livres na área em que deseja atuar. Portanto, atualizar-se será uma constante em sua vida. Você deve ter em mente que a atualização vai lhe permitir:
Com um curso de especialização em estética, como a pós-graduação, o farmacêutico consegue atuar como RT de clínicas. Logo, duas possibilidades se abrem: a de ser o RT de uma clínica de algum colega, ou a de ser o RT de sua própria clínica, abrindo seu próprio neogótico. A vontade de atuar em consultórios é quase unânime entre os farmacêuticos estetas e é o primeiro passo de quem se especializa. Posteriormente, montar uma clínica completa, com diversos atendimentos, um universo multidisciplinar para os pacientes é o sonho de quem ingressa nessa área.
Segundo levantamento da Catho, o salário para um farmacêutico em regime integral de trabalho é de R$ 2,7 mil. Ou seja, com a atuação na estética, você pode faturar esse valor em um dia de atendimento em seu consultório, se trabalhar com intradermoterapia e aplicação de toxina botulínica, por exemplo. É claro que esses são apenas dois procedimentos, perto da vasta gama do que o farmacêutico esteta pode fornecer ao paciente. A área dá oportunidade para o profissional ganhar até 15 vezes mais do que ganharia atuando atrás de um balcão durante todo o dia. Outra vantagem dessa especialização são os horários mais flexíveis, fugindo dos temidos plantões de feriados e finais de semana das farmácias. Essa flexibilidade de horários para se trabalhar dá ao farmacêutico ou farmacêutica melhor qualidade de vida, tempo para se ficar com a família ou com amigos. [widgetkit id="11" name="BANNER PÓS-GRADUAÇÃO FARMÁCIA ESTÉTICA"]
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.