Voltar para Todos os Artigos

Modo de leitura

Claro Escuro

Como é o mercado da saúde estética no Brasil?

Escrito por

Laís Bianquini

Redatora e Jornalista Cientifíca

Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.

2.5K

visualizações

Índice

O mercado da saúde estética no Brasil atualmente é um dos mais promissores, capaz de movimentar bilhões por ano! Um dos motivos é por ser um mercado constantemente aquecido, que não sofre oscilações de acordo com a época do ano, como outros setores. Mas antes de entender o mercado da saúde estética é preciso entender qual a importância da saúde estética e qual o impacto dela na vida das pessoas.

ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES

O que é saúde estética?

Mais do que cuidar somente da beleza e da aparência, o profissional de saúde estética é responsável por promover o bem-estar das pessoas, já que saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), não se trata apenas da ausência de doenças. Saúde é definida como um estado completo de bem estar físico e emocional, portanto, a busca pela qualidade de vida passa pela aceitação da autoimagem, boas condições físicas e psicológicas. Sendo assim, a saúde estética possibilita que as pessoas façam as pazes com a autoestima, promovendo um bem estar global.

Setor em expansão no país

A primeira vantagem em se investir e atuar na saúde estética é que esse setor permanece em ascensão no país. Mesmo em tempos de crise, o brasileiro ainda encontra espaço no orçamento para gastar no segmento da estética. Segundo dados de 2016 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o brasileiro já gasta mais com beleza do que com comida. Tanto homens quanto mulheres se preocupam com a saúde estética hoje em dia, por isso esse mercado dificilmente sofre com a sazonalidade, tendo alta procura o ano inteiro. Além disso, quem se interessa por cuidados com a saúde estética, geralmente o faz com certa frequência, portanto é uma área que gera a fidelização dos clientes.

Como se preparar para atuar no mercado da saúde estética?

Para conseguir uma boa colocação no mercado de estética do nosso país, é importante buscar qualificações que possam agregar valor à sua formação. Os profissionais da área da saúde possuem o grande diferencial de já estarem preparados para lidarem com saúde e bem estar, e fazer um curso de capacitação, ou pós-graduação pode ser o passo que falta para o profissional da saúde alavancar sua carreira no setor da saúde estética. Fazer uma boa pesquisa e encontrar instituições reconhecidas e de qualidade fazem uma grande diferença na formação do profissional da saúde estética. Com a formação prévia na área da saúde, ao optar por uma especialização, esse profissional adquire uma formação diferenciada e uma vantagem competitiva no mercado. Outro fator importante é manter-se sempre atualizado, pois o mercado da saúde estética está sempre em movimento, é fundamental que os profissionais que atuam na área estética estejam sempre informado sobre as melhores práticas e procedimentos utilizados. Além de se especializar na área, o fator humano também é muito importante.É preciso ter boas habilidades de comunicação e relacionamento para lidar com os problemas do paciente. Deve-se estar atento para avaliar muito bem o que está causando a disfunção estética do paciente, pois da mesma forma que pode ser um problema de saúde, pode ser também um problema emocional. Na Saúde Estética o resultado positivo do paciente está associado com o seu sucesso e reconhecimento profissional. [widgetkit id="11" name="BANNER PÓS FARMÁCIA ESTÉTICA"]

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você atingiu o limite.

Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.

Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas

Você pode se interessar

No items found.

Conheça nosso ecossistema