
Laís Bianquini
Jornalista há 10 anos, formada pela Unesp, com MBA em Marketing pela USP e especialização em SEO, escreve sobre Saúde Estética com clareza e precisão.
2.5K
visualizações
Olá Pessoal! Nós do blog Biomedicina Estética, publicamos recentemente a matéria da jornalista que escapou da necrose após o procedimento de rinomodelação, estão lembrados? Em defesa da Biomedicina Estética, a Dra. Ana Carolina Puga concedeu uma entrevista ao Jornal O Globo e destacou que os biomédicos estetas bem preparados, qualificados e habilitados podem sim fazer tal procedimento. O caso repercutiu nas redes sociais após a Jornalista, Priscilla Aguiar, publicar um artigo no jornal que é colunista sobre o procedimento de rinomodelação realizado erroneamente por uma biomédica esteta. [restrict] Confira o vídeo da reportagem: https://www.youtube.com/embed/I1i2nIckMg0 Convenhamos que o jornal, de certa forma, puxa a "sardinha" para o lado dos médicos, não? Em algumas partes da reportagem, vocês poderão perceber isso! Mesmo dizendo, em rede nacional, que a sociedade Brasileira de Biomedicina é contra o procedimento de rinomodelação, em seguida colocaram um médico dizendo que estão tomando medidas judiciais, pois os biomédicos estetas não sou habilitados a realizar esse procedimento. Sério isso? Sabemos que existem inúmeras resoluções que amparam o exercício profissional do Biomédico Esteta dentro de limites estabelecidos e da legalidade. Ainda assim, se acham no direito de declarar que nós, biomédicos estetas, somos incapazes para prosseguir com este tipo de procedimento? Desta forma, percebermos que na reportagem, o foco é desviado por diversas vezes ao informarem que o procedimento pode causar cegueira e outros inúmeros tipos de problemas. Qual é o propósito? Criar pânico e escândalo colocando um factoide em cima de um outro fato? Estamos também sensibilizados pela jornalista, mas fragilizar o caso não dando uma versão ponderada dos fatos e aumentando demais as coisas para atingir a opinião pública perante aos biomédicos estetas, não é correto. Aliás, grandes emissoras, jornais e sites são bons em fazer isso, não? Você já se perguntou, quantos casos gravíssimos de erro estético cometidos por médicos e que levaram vários pacientes a óbito passaram despercebidos ou que, não ganharam a repercussão que deveria? Para visualizar a matéria do Jornal O Globo na íntegra, baixe o conteúdo através do formulário abaixo:
Nós do blog, também tivemos acesso aos vídeos gravados pela Dra. Ana Carolina Puga antes de serem editados pelo referido jornal. Confira na íntegra os vídeos e tirem suas conclusões: https://www.youtube.com/watch?v=eXnll0w4xHY&t=17s Reportagem Programa Bem Estar- A Dra. Ana Carolina Puga, Presidente da Sociedade Brasileira de Biomedicina, comenta sobre o caso de Necrose após rinomodelação. (Parte 1) https://www.youtube.com/watch?v=w8361cwKhJY&t=1s
Dra. Ana Carolina Puga defende os direitos da Biomedicina Estética no Programa Bem Estar (parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=CkWuMGOn1Ng&t=10s Dra. Ana Carolina responde: O paciente que tem complicações pós procedimento deve procurar novamente o profissional esteta ou ir direto ao hospital para consulta? (Parte 3) https://www.youtube.com/watch?v=9Acjyp__F_0 Quais os procedimentos estéticos não são recomendados pelo alto risco ao realizá-los? Veja a resposta da Dra. Ana Puga no vídeo.
No ultimo dia 27, a jornalista Priscilla Aguiar se submeteu ao procedimento estético para deixar o rosto mais harmonioso. Neste dia, jornalista e biomédica tiveram seus planos interrompidos por uma situação desagradável. Segundo o laudo do hospital, Priscila chegou com sintomas de infecção no tecido superficial na pele da ponta do nariz com uma lesão de aproximadamente 1,3 centímetros. Os tecidos conjuntivos e ósseos continuam intactos. Isso aconteceu no domingo, 29 de abril, exatamente 2 dias após um preenchimento com ácido hialurônico, mais conhecido como rinomodelação, feito por uma biomédica habilitada em estética, de Recife. A jornalista foi submetida a um tratamento através da câmara hiperbárica, pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro (O2), ideal para curar feridas e infecções.
Achamos que a resposta agora está bem evidente para todos os profissionais que lidam com estética, desde médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e biomédicos. Diante desta situação, você pode cobrar o quanto quiser por uma rinomodelação, preenchimento de olheira e ou glabela. Você pode repetir o procedimento quantas vezes quiser em inúmeras pessoas. Uma hora a intercorrência irá bater à sua porta. É uma questão de tempo e estatística. Tudo isso pode ser visto como um exemplo de“ter que pagar o valor amargo pelo resto da vida por apenas um único erro”. Um único erro pode inviabilizar todos os demais procedimentos ao longo de toda a sua carreira. O quanto vale a sua carreira diante de um ganho obtido com rinomodelação?
Vivemos em um mundo que, julgar e apontar dedo para o próximo é mais fácil do que entender o que está havendo e buscar se informar sobre o assunto. Vivemos em uma sociedade medíocre e que julgam as pessoas por tudo e contra tudo, isso porque TODOS estamos propícios ao erro. Somos humanos, errar é comum. Infelizmente, o erro estético do preenchimento com ácido hialurônico aconteceu com uma biomédica, e pasmem, caíram matando em cima dela e de toda a classe de biomedicina estética. Qual a finalidade disso? Aparecer nas mídias? A quantidade de erros estéticos realizados por biomédicos estetas, farmacêuticos estetas, enfermeiros estetas e cirurgiões dentistas não chegam nem "ao pé" dos casos gravíssimos de erros envolvendo médicos e que levaram milhares de pacientes a óbito. Estaremos acompanhando o desfecho deste caso e deixaremos vocês, leitores do blog, a par de tudo o que está acontecendo. Fiquem ligados. [/restrict]
ENTRE NO GRUPO E ACOMPANHE AS NOSSAS ANÁLISES
Conecte-se à rede de Biomédicos Estetas
Você atingiu o limite.
Para obter acesso gratuito a outros artigos acadêmicos, faça o cadastro com sua conta Google.